OUTUBRO – MÊS DA VIRGEM MARIA

OUTUBRO – MÊS DE NOSSA SENHORA

Antes que o Universo fosse criado, Maria já existia e estava destinada por Deus a ser sua mãe, diz São Clemente de Alexandria (150- 220 AD) Possuímos existência muito antes da formação do Mundo, existíamos no Olho de Deus, porque é nosso destino viver Nele.

Apareceu diversas vezes na Grécia antiga, vestida com túnica radiante, com tonalidades que iam do branco ao ouro e grená vivo. Calçando sandálias de folha de palmeira e exalando suaves aromas. Em uma das aparições a Lúcio:Sou a mãe da natureza, o tronco que deu origem às gerações. Suprema Divindade, a primeira entre os habitantes do Céu. Sou a divindade única, venerada pelo mundo inteiro, sob as múltiplas formas, variados ritos e os mais diferentes nomes: …Sou Ísis, sou Diana, sou Gaia, sou Amaterasu, Aurora, aquela que abre as portas do céu, sou Sahkti de Shiva, a mãe do Amor. Sou a encarnação única de deuses e deusas.

Como a sabedoria: Hagia Sofia, a virgem primordial, a Santa mãe, vem aparecendo desde o alvorecer dos tempos aos mais diversos povos em todas as culturas e religiões. Somente após a primeira e única encarnação do Verbo Divino, passou a ser a Virgem Maria.

A Mãe de Deus é uma só, mas são lhe atribuídos nomes conforme sua atuação como mãe de Jesus ou conforme os locais onde ocorreram suas aparições. Em sua missão terrestre como mãe do salvador a denominamos: Mossa Senhora da Natividade, anunciação, do parto, das Graças, da glória, virgem de Nazaré, Senhora das Dores etc.

De acordo com os locais onde apareceu em pessoa, trazendo mensagens à humanidade ou ainda onde foi encontrada uma imagem Sua: Nossa senhora de Lourdes, de Fátima, do Pilar, de Guadalupe, de la Salete, Aparecida, entre muitos outros.

Um filósofo definiu Maria, como a face delicada de Deus, pois os seres humanos criaram um Deus com características masculinas e um julgador inflexível. A virgem torna esse Deus mais humano e misericordioso

O culto a Deus é denominado latria já a Nossa Senhora é hiperdolia onde não há adoração, mas interseção, acima dos anjos e santos cujo culto é dolia. Virgem Maria é o Milagre dos Milagres, por que o Espírito Divino concebeu vida na carne de nossa Senhora, nasceu Dela e Nela, que continuou virgem.

Baseados nas tradições judaicas, muitos cristãos criticam o uso de imagens. Cristo veio para separar o velho e o novo testamentos. Ele é o próprio Ícone vivo: “ Quem vê a Mim, vê o Pai” disse Jesus. O culto de imagens vem fazer de Deus uma realidade concreta, não uma abstração, fácil de encaixar e manipular, segundo os gostos, caprichos e pendores dos iconoclastas.

Advertisements

About ecologiaespiritual

Profesor universitário aposentado, professor da academia do Corpo de Bombeiros RJ desde 1977. Escritor, Diplomado pela ESG 2002, Geógrafo, mestre em geoquimica, consultor de áreas de risco geológico, diplomado pela Michigan State University em Proficiência em Inglês, Professor do Curso Superior de Bombeiros Militar autor dos livros Sobreviver sem perder a Esperança (sobre morte de filho), Ecologia Espiritual (uma história do Corpo de Bombeiros no Brasil), Treasures of Brasil, além de trabalhos/livros técnicos: Recursos hidricos do Estado do RJ, Geonit (fundação geotécnica de Niterói). Laudos técnicos sobre Escorregamentos na Enseada do Bananal - Ilha Grande e Bumba (niterói)
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s